terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ata de Reunião Ordinária do CMDCA do dia 12.02.19


Ata de reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, gestão 2016/2018.

Aos doze dias do mês de fevereiro de dois mil e dezanove, realizou-se às nove horas a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na Casa dos Conselhos. Estavam presentes os seguintes conselheiros: O Vice-presidente Valquirio Souza Nunes, representante titular da Secretaria Municipal de Administração; Josias dos Santos Silva, representante do Instituto de Desenvolvimento, Emprego e Ação (IDEA); Maria Aparecida Gomes de Assunção, representante da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV); Rosenildo de Jesus representante da União de Moradores de Corte de Pedra; Alciene Batista de Argolo, representante titular da Secretaria Municipal de Ação Social; e demais participantes: Adelcio Menezes de Sousa representante da Casa Familiar de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Nemeia Aiêxa Cardin e Aleelba Jesus de Melo representantes do Instituto Direito e Cidadania do Baixo Sul da Bahia (IDC), Alzenir Souza Aguiar, representante da AMBACOV; Jocenil Gonçalves Soares, Assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social; José Alves, Secretário Executivo deste Conselho e José Raimundo Souza Santos, secretário executivo da casa dos Conselhos. A reunião teve início com o Secretario Executivo saudando a todos, em seguida procedeu com os agradecimentos e na sequência fez ciência a todos da pauta do dia:  Eleição do CMDCA; Eleição das Organizações da Sociedade de Cível para compor o CMDCA 2019/2021; Solicitação de repactuação/ajuste no Projeto Trilhando Caminhos (IDC) em parceria com Fundação Itaú Social via Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente; Alinhamento referente ao Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais da Agricultura Familiar (PFAFERAF) – CFR-PTN; o que ocorrer.  Dando seguimento, passou a palavra a Jocenil Gonçalves que informou a todos a necessidade de realizar a Eleição do CMDCA no próximo dia 26/02, data final de vigência da Ata de Eleição e Posse da atual gestão, falou da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a se realizar em 2018, após divergência esclareceu a todos o sentido da palavra “alternância” trazido no parágrafo 2 do Artigo 13 da Lei Municipal 274, de 24 de abril de 2015, sendo solicitado o apoio de Adelcio Menezes e Naiane Oliveira para pesquisa mais detalhada sobre o tema e socialização posteriormente no grupo de WhatsApp. Na sequência, retomando a palavra, José Alves procedeu com a eleição das Entidades da Sociedade Civil, ressaltado que três Entidades conseguiram entregaram o oficio de indicação de representantes no prazo, sendo aceito os oficio das demais após anuência deste Conselho. Após votação em cédulas de papel, foram eleitas: AMBACOV, IDEA, AUMCP e  Pastoral da Criança – Igreja Católica Apostólica Romana para composição e representação da Sociedade Civil para compor o CMDCA na gestão 2019/2021, posteriormente fixou-se a data do dia 26/02 para Eleição e posse do CMDCA após a consulta sobre a alternância relativa à Presidência (governo ou sociedade civil) e envio de ofícios das Secretarias Municipais indicando seus representante a fim de emitir decreto administrativo com a representação do CMDCA 2019/2021. Em seguida a representante do IDC Nemeia Aiêxa Cardin sociolizou o CMDCA a repactuação do cronograma orçamentário do Projeto Trilhando Caminhos e acrescentou que a solicitação visa promover as devidas adequações identificadas em prol da otimização dos recursos disponíveis. Destacou ainda que as necessidades que são descritas já foram informadas à Fundação Itaú Social, que orientou o alinhamento como o Conselho e posterior envio de informações na planilha financeira de acompanhamento quadrimestral. Rubricas suprimidas: Projetor, Impressora, Caixa de Som, Câmera Digital, Livros, Panfletos, Publicação sobre as atividades – impressão e decoração do Espaço; Rubricas com Alterações de Valores: aluguel de espaço, material didático; Alterações de valores dos salários: pedagoga, apoio pedagógico e serviço gerais. As justificativas de cada alteração constam no referido oficio. Sendo unanimemente aceito pelos Conselheiros. Ato contínuo, passou-se a palavra para Adelcio Menezes que juntamente com Danilo Carvalho, informou ao Conselho os procedimentos adotados após alinhamento via grupo de WhatsApp e assinatura presencial de todos os conselheiros, enquanto o CMDCA esteve de recesso, que se trata do oficio nº. 04.2019, de 15 de janeiro de 2019 direcionado a este Conselho que solicita a utilização dos saldos financeiros, oriundos da execução do PFAFERAF 2018, gerados a partir da austeridade e economicidade dos recursos, associado à captação de recursos realizado durante o corrente ano, onde foi possível auferir um saldo de R$ 579.340,26 (Quinhentos e setenta e nove mil, trezentos e quarenta reais e vinte e seis centavos) e rendimentos de aplicação financeira dos recursos aportados, alcançou aproximadamente R$ 29.546,43 (Vinte e nove mil, quinhentos e quarenta e seis reais e quarenta e três centavos), totalizando um saldo geral de R$ 608.886,69 ( Seiscentos e oito mil, oitocentos e oitenta e seis reais e sessenta e nove centavos) e ciente que o Termo de Parceria 01.2018 tem vigência até 01 de março de 2019, podendo ser realizados pagamentos referentes as despesas previstas no cronograma até 15 (quinze) dias uteis após o encerramento do mesmo, apresentaram planilha orçamentaria com as devidas despesas para os meses de janeiro e fevereiro de 2019 no valor de R$ 367.884,21 (Trezentos e sessenta e sete reais, oitocentos e oitenta e quatro reais e vinte e um centavos),  conforme já sinalizado em reuniões anteriores, na ocorrência de saldo, os valores seriam adicionados ao Termo de Parceria decorrente da Campanha de Captação 2018/2019, uma vez que, o havia a perspectiva de Captação abaixo do valor aprovado pelo CMDCA. Após os esclarecimentos, o pleito da CFR-PTN foi aprovado por unanimidade. No que ocorrer, Alciene Batista de Argolo informou que recentemente solicitou um apoio do carro do Conselho Tutelar para transporte de crianças residente na Casa Lar, gerando certo impasse sobre o entendimento quanto ao uso exclusivo do carro pelo CT. Para tanto, será agendada uma reunião conjunta entre representantes da Secretaria de Ação Social, Casa Lar e CT para alinhamento sobre o uso do carro e demais situações comuns. Esgotando-se a pauta deu encerrada a reunião. Sem mais acrescentar eu José Alves de Sousa, secretário executivo, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 12 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário