sexta-feira, 27 de outubro de 2017
terça-feira, 3 de outubro de 2017
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
terça-feira, 15 de agosto de 2017
Ata de Reunião do CMDCA do dia 15.08.17
Ata de
reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, gestão 2016/2018.
Aos
quinze dias do mês de agosto de dois mil e dezessete, realizou-se às quatorze
horas e trinta minutos a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos
da Criança e do Adolescente – CMDCA, na Casa dos Conselhos. Estavam presentes
além do Presidente, Sr. Anderson Menezes
de Sousa, os seguintes conselheiros: Maria
Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores
do Bairro Colina Verde (AMBACOV); Maria
José dos Santos, representante titular da Secretaria Municipal de Educação;
Marilene dos Santos Brito, representante
titular da Secretaria Municipal de Administração; Ivanilda Rosário dos Santos, representante titular da União de Moradores
de Corte de Pedra; Eliane de Oliveira
Santana, representante titular da Associação das Doceiras e Artesão do
Distrito de Moenda (ADAM); Alciene
Batista de Argolo, representante titular da Secretaria Municipal de Ação
Social; e demais participantes: Cristiane Costa Nascimento, Israel Brasil,
Denise Placido e Gabriela Lira, representantes da Fundação Odebrecht (FO), Quionei
de Araújo Silva, Danilo Carvalho e Adelcio Menezes, representantes da Casa
Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Alzenir Aguiar,
Coordenadora do Projeto Construindo o Futuro, desenvolvido pela AMBACOV.
O Presidente iniciou a sessão saudando a todos,
em seguida procedeu com os agradecimentos pela participação na reunião. Ato
contínuo, fez ciência a todos da pauta do dia: Agenda Programa Tributo ao Futuro (PTF-FO);
repactuação metas físicas e orçamentarias do Formação de Adolescentes Empreendedores Rurais da Agricultura Familiar
(CFR-PTN); repactuação metas orçamentarias do Projeto Construindo o Futuro da
AMBACOV e ocorrer. Dando seguimento, apresentou Cristiane Nascimento e passou a
palavra para a mesma apresentar os demais representantes da FO e iniciar a
exposição das demandas referente ao Programa Tributo ao Futuro para 2017/2018,
onde a mesma, de posse da palavra, apresentou a equipe que a acompanhava e
reportou a todos, a necessidade de se reunir com este Conselho no intuito de alinhar
as demandas relativas a Campanha Anual de Captação de Recursos via PTF-FO e
formalização de Termo de Cooperação entre o PTF-FO, visando o aprimoramento e
continua transparência do processo. O Termo de Cooperação, além das obrigações
e responsabilidades entres as partes, viabilizaria capacitação continuada e estruturação
do CMDCA com mobiliário e equipamentos. Ficando definido que o CMDCA se
reuniria posteriormente para definição das prioridades a ser solicitadas. O
Secretário Executivo, Sr. José Alves, sinalizou a necessidade de revisão da
porcentagem de retenção do CMDCA, atualmente em 10% (Dez), sugerindo 15% a 20%,
assunto que ficou de ser retomado em tempo oportuno. Na sequência, passou-se a
palavra para o Sr. Quionei Araújo, Diretor Executivo da CFR-PTN que fez a
leitura do ofício nº. 41.2017, onde propõe a repactuação de metas físicas e
rubricas orçamentarias do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários
Rurais da Agricultura Familiar. Assim, solicitou a inclusão da meta física: Implantar
20 unidades de produção de mel, alegando que por um lapso, essa inclusão não
tinha sido feita no texto do referido projeto e para tanto, sua inclusão
deveria ter a anuência deste Conselho, afirmou ainda, que os valores
orçamentários necessários para a implantação da referida meta, já tinha sido
orçados na planilha orçamentaria. Solicitando ainda, a repactuação das rubricas
orçamentárias: redução em R$ 200,00 da rubrica Desp.admin-telefone, orçadas
originalmente em R$ 4.000,00 - passando a ser orçada em R$ 3.800,00 - sendo
distribuído R$ 200,00 na rubrica Desp.admin-Sistema/Software, orçada
inicialmente em R$ 4.100,55 - passando ao valor orçado de R$ 4.300,50 - sob a
justificativa de reajuste do valor do contrato pelo fornecedor. Após a
apresentação e esclarecimentos dos questionamentos dos Conselheiros, o
Presidente submeteu a apreciação, tendo sido aprovadas por unanimidade. Na sequência, a palavra foi passada para a
Coordenadora do Projeto Construindo o Futuro (AMBACOV), para a mesma proceder
com repactuação, inicialmente lendo o oficio nº. 23.2017, que solicita a
utilização dos saldos orçamentários referente aos meses de julho a agosto, nas
seguintes rubricas (1.2 Conta de Luz, economia do valor de R$ 353,90 - 1.2
Conta de Agua, economia no valor de R$ 65,51 - 3.1 Assistência Técnica, economia
no valor de R$ 200,00 - 3.2 Recarga de Cartuchos, economia no valor de R$ 120,00
– 3.3 Recarga de Botijão de Gás, economia no valor de R$ 60,00 - 4.1 Uniformes, economia no valor de R$ 696,74
e 5.1 Transporte e combustível, economia no valor de R$ 600,00), totalizando um
saldo de R$ 2.096,15 - nas rubricas 3.1 Assistência Técnica, agregando o valor
de R$ 900,00 e na rubrica 7.1 Evento e Publicidade, agregando o valor de R$
1.196,15 - alegando a necessidade de realizar a manutenção dos instrumentos da
filarmônica e realização do evento de comemoração do Dia do Folclore. Após as
explicações necessárias, o Presidente submeteu a apreciação, tendo recebido a
anuência de todos os conselheiros presentes. Ato continuo, esgotando-se a pauta
o presidente reiterou o agradecimento a todos e deu encerrada a reunião. Sem
mais acrescentar eu José Alves de Sousa, secretário executivo, lavrei a
presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais
interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 15 de agosto de 2017.
sexta-feira, 28 de julho de 2017
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Ata de Reunião do CMDCA do dia 12.06.17
Ata
da Sessão ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, gestão 2016/2019.
Aos
doze dias do mês de junho de dois
mil e dezessete às quatorze horas na Câmara Municipal de Vereadores,
realizou-se a reunião ordinária
do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de
Presidente Tancredo Neves. Fizeram-se presentes os conselheiros governamentais: Marilene Brito, Alciêne Argolo, Queila
Ribeiro, Maria José dos Santos; conselheiros
da sociedade civil: Eliane Oliveira Santana, Sonaide Cardoso. Além dos
integrantes do Instituto Direito e Cidadania (IDC) Naiane Oliveira e Ronivaldo
Martins, o integrante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR)
Adelcio Menezes e os integrantes do Conselho Tutelar Railan e Islany. O
Presidente do conselho, o Sr. Anderson Menezes deu as boas-vindas aos presentes e iniciou a
sessão, discorrendo sobre a pauta do dia qual seja: 1) Solicitação
de Prorrogação de Termo de Parceria - Projeto Cultura da Mediação na Escola; 2)
Solicitação de Prorrogação de Termo de Parceria - Projeto Trilhando Caminhos;
3) Formação da comissão para avaliação do PPA – Plano Plurianual; 4) O que
couber.
Passando ao primeiro e
segundo assunto da pauta, Naiane Oliveira, em respeito a função deliberativa deste colegiado, submeteu à
apreciação do conselho o ajuste de metas e o desembolso dos projetos Trilhando
Caminhos e Cultura da Mediação na Escola. Referente ao Trilhando Caminhos
solicita-se a prorrogação do prazo da meta: Consolidar os resultados do projeto
possibilitando a replicação da metodologia em outras realidades, justificando
que para a concretização da meta existem a necessidade em concluir as etapas de
correção ortográfica, diagramação e impressão da sistematização, conforme
expresso no Ofício nº 43/2017. Quanto ao Projeto cultura da Medição na Escola
solicita-se a repactuação de duas metas: A primeira, 60% de 120 adolescentes da
Associação de Moradores do Bairro Colina Verde – AMBACOV apropriados dos conceitos
da mediação, tendo a possibilidade de resolver conflitos de forma amigável.
Essa meta não pôde ao menos ser iniciada pois a referida instituição tem suas
ações apoiadas com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança
e do Adolescente (FMDCA) pelos 10%. A mesma teve seu cronograma de atividades
comprometido, uma vez que a formalização da parceria com a prefeitura só se
efetivou no dia 07 de junho, inviabilizando também o início das oficinas com o
público atendido pela Associação. A segunda meta, 70% dos professores com
domínio dos conceitos e práticas da mediação de conflitos precisou ser
reprogramada para o segundo semestre (mês de Julho) por solicitação da escola,
conforme descrito no Ofício nº 44/2017. Ressalta-se que uma vez efetivado
ajustes no cronograma físico, torna-se necessário ajustar também o cronograma
financeiro.
Após a apresentação da entidade
supracitada e esclarecimentos dos questionamentos por parte dos conselheiros o
Presidente Anderson Menezes submeteu as demandas a apreciação dos conselheiros,
tendo sido todas aprovadas por unanimidade. Passando ao terceiro assunto da
pauta, ficou formada a comissão para avaliação do PPA, pelos conselheiros: Eliane Oliveira Santana, Anderson Menezes e
Maria Aparecida Assunção. Não tendo nada mais a ser tratado, eu Valquírio Souza
Nunes lavrei a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada por mim
e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, 12 de junho de 2017.
segunda-feira, 5 de junho de 2017
segunda-feira, 24 de abril de 2017
terça-feira, 7 de março de 2017
Ata de reunião Extraordinária do CMDCA do dia 07.03.17
Ata de
reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, gestão 2016/2018.
Aos
sete dias do mês de março de dois mil e dezessete, realizou-se às quatorze
horas a reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e
do Adolescente – CMDCA, na Casa dos Conselhos, no 2º Andar do prédio da Câmara
Municipal de Presidente Tancredo Neves. Estavam presentes além do Presidente,
Sr. Anderson Menezes de Sousa, os
seguintes conselheiros: Maria Aparecida
Gomes Assunção, representante da Associação dos Moradores do Bairro Colina
Verde (AMBACOV), Maria José dos Santos,
representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria
do Amparo Costa dos Santos, Ivanilda
Rosário dos Santos e Rosenildo
Santos de Jesus, representante da União de Moradores de Corte de Pedra
(UMCP), Alciene Batista de Argolo, representante
da Secretaria Municipal de Ação Social, Eliane
Oliveira Santana, representante da Associação dos Moradores e Artesãos de
Moenda (ADAM), Marilene dos Santos Brito,
representante da Secretaria Municipal de Administração e demais participantes: Quionei
de Araújo Silva, Adelcio Menezes de Sousa e Danilo Oliveira Carvalho,
representantes da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Maria
da Lapa Barreto dos Santos, representante do Instituto Tecnológico de Ação, Emprego
e Desenvolvimento (ITA), Railan Portugal
Costa e Islany Jesus dos Santos,
Conselheiros Tutelares do Município e Valquirio Souza Nunes, Secretário Executivo
deste Conselho. O Presidente iniciou a sessão saudando a todos e agradeceu a
compreensão pela mudança na data da reunião, assim como, a disponibilidade dos
Conselheiros em participar da mesma. Ato contínuo, o Presidente, o Srº. Anderson
Menezes de Sousa, fez ciência a todos da pauta do dia: Alinhamento do Projeto Formação de
Adolescentes Futuros Empresários Rurais da Agricultura Familiar (CFR-PTN) e o
que ocorrer. Dando início a pauta do dia, o Srº. Anderson Menezes de Sousa
passou a palavra para Quionei de Araujo Silva, Diretor Executivo/Ensino CFR-PTN,
onde o mesmo discorreu sobre a necessidade de alinhamento com o CMDCA, a respeito
da alteração nas metas física-financeiras do Projeto Formação de Adolescentes
Futuros Empresários Rurais da Agricultura Familiar, uma vez que, diante do
cenário de captação superior ao que foi solicitado inicialmente e aliado a
anuência deste Conselho quanto a utilização do saldo do Projeto Formação de Adolescentes
Futuros Empresários Rurais 2016, motivado via oficio nº. 12.2017, apresentado
na última reunião ordinária dia 21/02/2017, cujo saldo vieram a ser atualizados
em 28/02/2016 no valor de R$ 137.704,01 (Cento e trinta e sete mil, setecentos
e quatro reais e um centavos), devolvidos ao FMDCA no dia 01.03.2017, a ser
agregados ao orçamento do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários
Rurais da Agricultura Familiar, a saber: acréscimo de 78 Projetos
Educativos-Produtivos (PEPs), passando a referida meta para a previsão de
implantação total de 200 PEPs; e inserção das novas metas: Implantação de 25
quintais agropecuários experimentais; Implantação 05 hortas comerciais e Implantação 05 unidades de produção de aves. Na sequência, Danilo Carvalho e Adelcio Menezes
procederam com apresentação detalhada das referidas metas e necessidade de investimentos
das mesmas, assim como a nova planilha orçamentaria vinculada ao plano de trabalho
do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais da Agricultura
Familiar. Após a apresentação, o presidente submeteu o pleito ao Conselho que
deliberou unanimemente favorável. Finda a pauta, o Presidente, Sr. Anderson
Menezes de Souza, informou a todos que com a publicação do Termo de Parceria
nº. 01.2017, pactuado entre o Município e Instituto Direito e Cidadania
(IDC), houve a retenção de R$ 26.534,67 (Vinte e seis mil, quinhentos e trinta
e quatro reais e sessenta e sete centavos), juntamente com a retenção oriunda
da captação vinculada ao Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários
Rurais da Agricultura Familiar, a ser executado pela CFR-PTN no valor de R$
131.895,55 (Cento e trinta e um mil, oitocentos e noventa e cinco reais e
cinquenta e cinco centavos), somados ao saldo em conta bancária do FMDCA para
execução dos projetos dos 10% no valor de R$ 72.508,07 (Setenta e dois mil,
quinhentos e oito reais e sete centavos), totalizando R$ 230.938,29 (duzentos e
trinta mil, novecentos e trinta e oito reais e vinte e nove centavos)
disponíveis para o lançamento do edital nos próximos dias, após alguns alinhamentos
feitos oportunamente. No que ocorreu, levantou-se a demanda para realização de
reunião conjunta com todas as secretarias do município, inclusive com a
participação do Gestor Municipal para deliberar sobre as questões inerentes à
criança e do adolescente e demais e situações correlatas, alinhou-se também a
convocação do conselheiro tutelar suplente por decorrência de férias dos demais
conselheiros tutelares. O presidente declarou encerrada a seção e agradeceu a
todos pela presença. Sem mais acrescentar eu Valquirio
Souza Nunes, secretário executivo, lavrei a presente ata que
após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente
Tancredo Neves, Bahia, 07 de março de 2017.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
DECRETO Nº 077/2017, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2017.
Renomeia representantes governamentais para compor o Conselho Municipal
dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Triênio 2016/2018, deste
município.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO
NEVES,
Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe confere Lei
Orgânica, referindo-se ao artigo 79 incisos – II, V, XII e.
CONSIDERANDO:
a) - conhecer, a necessidade de deliberar sobre as questões relativas ao
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA deste
município;
b) - definir as proposições necessárias para melhoria e o bom andamento
do Conselho.
DECRETA:
Art. 1 – Ficam renomeados nos termos da Lei Federal nº. 08.069/90 e da Lei
Municipal Nº. 274/2015, datada do dia 24 de abril de 2015, os representantes
governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente – CMDCA, deste Município, na forma abaixo indicada:
REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:
1 – SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
1.1
Marilene dos Santos Brito
1.2
Antonio Marques Lima
|
Titular
Suplente
|
2 – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1.3
Joelma Santana Menezes de Oliveira
1.4
Maria José dos Santos
|
Titular
Suplente
|
3
– SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL
3.1 Alciêne Batista de Argôlo
3.2 Maria Kely Melo de Aquino
|
Titular
Suplente
|
4
– SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
4.1 Adailton de Sousa Venceslau
4.2 Queila Maria Venceslau
Ribeiro
|
Titular
Suplente
|
REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS:
5
– ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO COLINA VERDE –
AMBACOV
5.1
Maria Aparecida Gomes Assunção
5.2
Aelson Conceição da
Assunção
|
Titular
Suplente
|
6
– INSTITUTO TECNOLÓGICO DE
AÇÃO, EMPREGO E DESENVOLVIMENTO - ITA
6.1
Anderson Menezes de Sousa
6.2
Ivone
Littig Rossi
|
Titular
Suplente
|
7
– UNIÃO DE MORADORES DE CORTE
DE PEDRA – UMCP
7.1
Maria do Amparo Costa dos Santos
7.2
Ivanilda Rosário dos Santos
|
Titular
Suplente
|
8
– ASSOCIAÇÃO
DE DOCEIRAS E ARTESÃOS DO DISTRITO DE MOENDA - ADAM
8.1
Eliane Oliveira Santana
8.2
Rosileide Santos de Jesus
|
Titular
Suplente
|
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES, em 17 DE
FEVEREIRO DE 2017.
ANTONIO DOS SANTOS
MENDES
Prefeito Municipal