terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ata de Reunião do CMDCA do dia 11.10.16

Ata da Sessão ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2016/2019.

Aos onze dias do mês de outubro do ano de dois mil e dezesseis, realizou-se às quatorze horas a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na Câmara Municipal de Vereadores, situada na Avenida Adolfo Araújo Borges, Bairro Japão. Estavam presentes além do Presidente, Sr. Anderson Menezes de Sousa e Ivone Littig Rossi representantes titular e suplente do Instituto Tecnológico de Ação, Emprego e Desenvolvimento (ITA) e os seguintes conselheiros: Maria Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV), Eliane de Souza dos Santos, representante titular da Secretaria Municipal de Educação, José Alves de Sousa, representante titular da Secretaria Municipal da Administração, Luzitânia de Jesus Silva, representante  titular da Secretaria Municipal da Saúde e Flávia Reale dos Santos Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Ação Social e demais participantes: Islany Jesus dos Santos, Miguel de Jesus Santos e Getúlio dos Santos conselheiros Tutelares, Jocenil Soares Gonçalves, assessora da Secretaria Municipal de Ação Social e José Raimundo Souza Santos Secretário Executivo do CME. O Presidente iniciou a reunião saudou a todos, agradecendo a presença de todos, em seguida socializou a pauta da reunião: Remanejamento de Rubríca do Projeto Descobrindo Talentos (Instituto ITA); Apresentação dos OF. recebidos do CT; aprovação do Plano Politico Pedagógico de Medidas Socioeducativas – PPP de MSE do CREAS; Capacitação CT; Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente de Presidente Tancredo Neves; Estudo de Caso definido para acontecer desde a reunião passada e o que ocorrer. O presidente passou a palavra para a Sra. Ivone apresentar a solicitação do Instituto ITA em que em virtude da necessidade de adequar a execução física financeira do aludido Projeto Descobrindo Talentos, para comprar os patins, pois não foi encontrado no valor orçado anteriormente, por isso vem solicitar o remanejamento das economias da planilha de futebol no valor de R$ 700,00 e também de matérias para eventos R$ 400,00 totalizando o valor de R$ 1.100,00 para a Rubríca de materiais de patinação artística, conforme apresentado em planilha.  Foi aprovado o remanejamento de rubrícas por unanimidade dos conselheiros em plenária. Ato continuo o presidente fez apresentação do OF. de Nº.023/2016 da AMBACOV que solicita o Repasse da 2ª etapa do Termo de Convênio 002/2016 recebido no dia 26/09/2016 e aproveitando o ensejo ressaltou a dificuldade do Conselho fazer as transações bancarias por motivo do Conselho não ter um notebook próprio para uso. O mesmo salienta ainda que usava o Notebook do seu trabalho e hoje não tem mais um com essa disponibilidade e que com isso atrasa os repasses dos recursos para os projetos. Em continuidade Flavia Reale Coordenadora do CREAS apresentou o PPP – Plano Politico Pedagógico de Medidas Socioeducativas que já tinha sido entregue em copia e enviado via e-mail para os conselheiros analisarem e fazerem as contribuições pertinentes. Foi colocado em votação para aprovação em que foi aprovado por unanimidade. O presidente apresentou o OF. Nº. 083/2016 do Conselho Tutelar  que solicita do CMDCA apoio na regularização do salario dos conselheiros tutelares que está em atraso e não tem data prevista de recebimento. A data de recebimento é dia 30 e atualmente não tem uma data fixa recebendo nos últimos três meses com muito atraso. Os conselheiros afirma que enviou oficio para o Ministério Publico inclusive segundo os mesmos Dra. Cláudia Didier já oficializou o município solicitando informações. O CMDCA ficou de enviar oficio para a Secretaria Municipal de Administração para solução dessa situação. Em continuação ainda com o CT o presidente informou aos conselheiros que em Conversa com Josias Silva sobre a capacitação solicitada pelos conselheiros tutelares ao CMDCA esse ano de 2016, não tem possibilidades de acontecer, ficando assim prorrogado para 2017. Em fases de finalização da pauta foi informado que o plano irá ser publicado no mês de novembro, ficando para ser encaminhado para ser diagramado e impresso, dependendo do valor será visto a quantidade de impressões. Ficou aprovado pelos conselheiros que o valor da impressão e da diagramação será utilizado recursos do FMDCA. Estudo de Caso: o caso que ficou de ser discutido nessa reunião com representantes da rede de proteção, não foi debatido por falta desses participantes convidados. Ficando sugerido ela conselheira Maria Aparecida fazer Estudo de Campo. No que ocorrer o CT trouxe um caso para conhecimento e ajuda do CMDCA. Casos de automutilação surgindo no município de adolescentes de ambos os sexos. Foi apresentado pelos Conselheiros que não tem um diagnostico a apresentar. Sugestão de iniciação trabalhar com os profissionais do Ensino Fundamental II para fazer um diagnóstico e trabalhar com a conscientização do que leva o ato de automutilação. Ficou de uma equipe participar da reunião do Conselho Municipal de Educação (CME) no dia 19/10/2016 às 14:00h na sede da Secretaria Municipal da Educação para apresentar esse novo caso e ver de que maneira será feito um trabalho em conjunto.  Getúlio ficou de elaborar o material para apresentar, o IDC entregou o OF. Nº. 73/2016 Assunto: Encaminhamento da Prestação de Contas dos Projetos: Trilhando Caminhos e Cultura da Mediação na Escola referente ao período de 01 a 30 de setembro de 2016, relativo ao Termo de parceria de Nº. 002/2016. Sem mais o presidente agradeceu a participação de todos e deu a sessão por encerrada. Do que consta, eu Valdeci Marta dos Santos, secretária, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 13 de Setembro de 2016.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ata de Reunião do CMDCA do dia 13.09.16

Ata da Sessão ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2016/2019.

Aos treze dias do mês de setembro do ano de dois mil e dezesseis, realizou-se às quatorze horas e vinte  minutos a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na sala de reuniões do Conselho, na sede do Cartório, localizado na Rua Treze de Maio, S/N – Centro.  Estavam presentes além do Presidente, Sr. Anderson Menezes de Sousa e os seguintes conselheiros: Maria Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV), Eliane de Souza dos Santos, representante titular da Secretaria Municipal de Educação, Maria do Amparo Costa dos Santos, representante titular da União de Moradores de Corte de Pedra, José Alves de Sousa, representantes titular da Secretaria Municipal da Administração, e demais participante: Adelcio Menezes de Sousa e Quionei de Araújo Silva representantes da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Maria Celeste Pereira de Jesus e Ronaldo Martins de Souza, representantes do Instituto Direito e Cidadania (IDC) e Jocenil Soares Gonçalves, assessora da Secretaria Municipal de Ação Social. O Presidente iniciou a reunião saudou a todos, agradecendo a presença de todos, em seguida socializou a pauta da reunião: Correção e finalizações do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves, Repactuação/Mudanças de Rubríca referente o Projeto Construindo o Futuro (AMBACOV); Previsão de arrecadação do Programa Tributo ao Futuro e o que ocorrer. Ato contínuo, tratando-se do primeiro assunto do dia, após intensa discussão a apreciação em data show, referente ao Plano Decenal ficou decidido e aprovado pelos conselheiros que a Sra. Jocenil fizesse a inclusão do Marco Conceitual ou contextualizada de todos os planos solicitados pela Promotoria Pública no plano decenal e também a parte das Considerações Finais e Adelcio Menezes incluirá no plano, a Síntese de diagnóstico realizado, também ausente no Plano. Dando seguimento a pauta, a palavra foi concedida a Maria Aparecida presidente da AMBACOV, que solicitou do Conselho a utilização do Saldo do Projeto Construindo o Futuro, provenientes de sobras das rubricas do orçamento físico financeiro aprovado pelo CMDCA. Nas Rubrícas 2.2 Equipe Pedagógica referente ao mês de junho 2016, totalizando R$ 3.240,00. O saldo será aplicado na Meta 2 – 2.1.1 Coordenação Geral R$ 2.000,00 – 2.1.2 Coordenação Pedagógica RS 1.240,00 nos meses de Setembro a Dezembro. Em que o valor da remuneração Coordenação Geral de R$ 980,00 passando para R$ 1.480,00 referente a 40 horas semanal, enquanto o valor da Coordenação Pedagógica R$ 810,00, passando para o valor de R$ 1.120,00, referente a 30 horas semanal.  Em votação a plenária aprovou a solicitação da repactuação. Ato continuo, foi discutido uma previsão de arrecadação do Programa Tributo ao Futuro, pois deverá ser encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores a LDO e por precaução o Conselho deverá tomar cuidado no momento de prever o orçamento a ser trabalhado ano que vem. Em seguimento foi discutido formas e maneiras que o CMDCA deverá buscar para ter uma arrecadação tributária municipal para o FMDCA, fazendo Campanhas de  sensibilização para pessoas fazerem Selo de agradecimento de incentivo para as doações. Em seguida a conselheira Maria Aparecida colocou um caso para discussão da plenária, casos de crianças e adolescentes fazendo uso de substancias e entorpecentes (drogas, álcool), vivendo em um círculo de violência e Abuso no bairro do Cajueiro. Sugestão deliberada: Um encontro com representantes da rede de proteção para juntos buscar uma solução para sanar essa situação. Ficou agendada para o dia 11 de outubro de 2016, às 14:00h local: Câmara Municipal de Vereadores. Público a participar: 03 Representantes do Bairro cajueiro, CRAS, CREAS, CT, CMDCA, Secretaria M. Educação, Secretaria M. Saúde, ITA. Sem mais o presidente agradeceu a participação de todos e deu a sessão por encerrada. Do que consta, eu Valdeci Marta dos Santos, secretária, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 13 de Setembro de 2016.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Retificação do Certificado de Chancela do FMDCA/PTN



AUTORIZAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS


CERTIFICADO N°. 002/16
Resolução 001/2004


NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).
 

NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).

REGISTRO NO CMDCA Nº: 001/04 de 30 de novembro de 2004

CNPJ/MF: 06.278.026/0001-82

ENDEREÇO: Avenida Brasil, 184 Bairro Centro - Presidente Tancredo Neves/BA.

CMDCA/PTN: O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Com base nas Leis Federais 8.069/90 e 9.532/97, Lei Municipal 081/01 e na Resolução 001/04, autoriza a entidade supramencionada para captar de pessoas físicas e jurídicas, doações dedutíveis do Imposto de Renda – IR.

NOME DO PROJETO: TRILHANDO CAMINHOS
OBJETIVO GERAL: Estimular o autoconhecimento, o protagonismo juvenil e reflexões sobre a escolha profissional.

VALOR DO PROJETO: R$. 139.777,14 (cento e trinta e nove mil setecentos setenta e sete reais e quatorze centavos).


RETENÇÃO: 10% (dez por cento) ficam para aplicação das prioridades estabelecidas pelo CMDCA, inerente às políticas infanto-juvenis do Município de Presidente Tancredo Neves.

DADOS BANCÁRIOS: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Presidente Tancredo Neves:


  •  Banco do Brasil

  • Agência - 4147-5

  • Conta Corrente - 6.483-1


VALIDADE DO CERTIFICADO: 12 (doze) meses consecutivos a contar da data de sua assinatura.

Presidente Tancredo Neves, 06 de setembro de 2016



Josias dos Santos Silva                                              Anderson Menezes de Sousa
Ordenador de despesa                                                     Presidente do CMDCA


__________________________________________________________________

 AUTORIZAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS



CERTIFICADO N°. 003/16
Resolução 001/2004

NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).

REGISTRO NO CMDCA Nº: 002/04 de 30 de novembro de 2004.

CNPJ/MF: 06.278.026/0001-82

ENDEREÇO: Avenida Brasil, 184 Bairro Centro - Presidente Tancredo Neves/BA.

CMDCA/PTN: O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Com base nas Leis Federais 8.069/90 e 9.532/97, Lei Municipal 081/01 e na Resolução 001/04, autoriza a entidade supramencionada para captar de pessoas físicas e jurídicas, doações dedutíveis do Imposto de Renda – IR.

NOME DO PROJETO: CULTURA DA MEDIAÇÃO NA ESCOLA
OBJETIVO GERAL: Disseminar a teoria e prática da mediação de cultura e comunicação não violenta no ambiente escolar, com intuito de educar crianças e adolescentes para a resolução de conflitos de forma pacífica e convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais.

VALOR DO PROJETO: R$. 58.288,07 (cinqüenta e oito mil duzentos e oitenta e oito reais e sete centavos).


RETENÇÃO: 10% (dez por cento) ficam para aplicação das prioridades estabelecidas pelo CMDCA, inerente às políticas infanto-juvenis do Município de Presidente Tancredo Neves.

DADOS BANCÁRIOS: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Presidente Tancredo Neves:


  •  Banco do Brasil
  • Agência - 4147-5
  • Conta Corrente - 6.483-1

VALIDADE DO CERTIFICADO: 12 (doze) meses consecutivos a contar da data de sua assinatura.


Presidente Tancredo Neves, 06 de setembro de 2016



Josias dos Santos Silva                                             Anderson Menezes de Sousa
Ordenador de despesa                                                     Presidente do CMDCA


Retificação do Certificado de Chancela do FMDCA/PTN



AUTORIZAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS


CERTIFICADO N°. 002/16
Resolução 001/2004


NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).
 

NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).

REGISTRO NO CMDCA Nº: 001/04 de 30 de novembro de 2004

CNPJ/MF: 06.278.026/0001-82

ENDEREÇO: Avenida Brasil, 184 Bairro Centro - Presidente Tancredo Neves/BA.

CMDCA/PTN: O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Com base nas Leis Federais 8.069/90 e 9.532/97, Lei Municipal 081/01 e na Resolução 001/04, autoriza a entidade supramencionada para captar de pessoas físicas e jurídicas, doações dedutíveis do Imposto de Renda – IR.

NOME DO PROJETO: TRILHANDO CAMINHOS
OBJETIVO GERAL: Estimular o autoconhecimento, o protagonismo juvenil e reflexões sobre a escolha profissional.

VALOR DO PROJETO: R$. 139.777,14 (cento e trinta e nove mil setecentos setenta e sete reais e quatorze centavos).


RETENÇÃO: 10% (dez por cento) ficam para aplicação das prioridades estabelecidas pelo CMDCA, inerente às políticas infanto-juvenis do Município de Presidente Tancredo Neves.

DADOS BANCÁRIOS: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Presidente Tancredo Neves:


  •  Banco do Brasil

  • Agência - 4147-5

  • Conta Corrente - 6.483-1


VALIDADE DO CERTIFICADO: 12 (doze) meses consecutivos a contar da data de sua assinatura.

Presidente Tancredo Neves, 06 de setembro de 2016



Josias dos Santos Silva                                              Anderson Menezes de Sousa
Ordenador de despesa                                                     Presidente do CMDCA


__________________________________________________________________

 AUTORIZAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS



CERTIFICADO N°. 003/16
Resolução 001/2004

NOME DA ENTIDADE: INTITUTO DIREITO E CIDADANIA DO BAIXO SUL DA BAHIA - PRESIDENTE TANCREDO NEVES (IDC/PTN).

REGISTRO NO CMDCA Nº: 002/04 de 30 de novembro de 2004.

CNPJ/MF: 06.278.026/0001-82

ENDEREÇO: Avenida Brasil, 184 Bairro Centro - Presidente Tancredo Neves/BA.

CMDCA/PTN: O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Com base nas Leis Federais 8.069/90 e 9.532/97, Lei Municipal 081/01 e na Resolução 001/04, autoriza a entidade supramencionada para captar de pessoas físicas e jurídicas, doações dedutíveis do Imposto de Renda – IR.

NOME DO PROJETO: CULTURA DA MEDIAÇÃO NA ESCOLA
OBJETIVO GERAL: Disseminar a teoria e prática da mediação de cultura e comunicação não violenta no ambiente escolar, com intuito de educar crianças e adolescentes para a resolução de conflitos de forma pacífica e convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais.

VALOR DO PROJETO: R$. 58.288,07 (cinqüenta e oito mil duzentos e oitenta e oito reais e sete centavos).


RETENÇÃO: 10% (dez por cento) ficam para aplicação das prioridades estabelecidas pelo CMDCA, inerente às políticas infanto-juvenis do Município de Presidente Tancredo Neves.

DADOS BANCÁRIOS: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Presidente Tancredo Neves:


  •  Banco do Brasil
  • Agência - 4147-5
  • Conta Corrente - 6.483-1

VALIDADE DO CERTIFICADO: 12 (doze) meses consecutivos a contar da data de sua assinatura.


Presidente Tancredo Neves, 06 de setembro de 2016



Josias dos Santos Silva                                             Anderson Menezes de Sousa
Ordenador de despesa                                                     Presidente do CMDCA


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ata de Reunião do CMDCA do dia 22.08.16

Ata de reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada no dia 22 de agosto de 2016.

Aos vinte e dois dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, realizou-se na sala de reuniões da sede do conselho, sito a Rua Treze de Maio, s/n. às 14h15min (quatorze horas e quinze minutos) a reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, onde se fizeram presentes o Vice-presidente Sr. José Alves de Sousa e os seguintes conselheiros: Maria Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV), Neci Silva Santos, representante suplente da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Reale dos Santos Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Ação Social, Luzitania de Jesus Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ivone Litiggi Rossi, representante titular do Instituto Tecnológico de Ação Emprego e Desenvolvimento - ITA  e demais participantes dentre eles: Jocenil Soares Gonçalves, Assessora da Secretaria Municipal de Ação Social, Catiane Gomes dos Santos e Antonio Jorge Machado Pereira, ele Coordenador Geral do Projeto Construindo o Futuro, ambos representantes da Associação de Moradores do Bairro Colina Verde - AMBACOV. O Presidente interino Sr. José Alves de Sousa iniciou os trabalhos saudando a todos fazendo agradecimentos aos presentes. Ato contínuo, o presidente interino, fez ciência a todos da pauta do dia que constam: I) Análise e aprovação dos projetos de chancela referente captação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente exercício - 2017. II) Termo de compromisso firmado com a rede de garantia e os candidatos a prefeito do Município de Presidente Tancredo Neves, pleito 2017/2020. III) Administração do FMDCA. IV) O que ocorrer. Dando sequência comentou que o (item I) a captação dos recursos constitui-se um prazo de 24 meses consecutivos a contar da data de aprovação dos projetos, passou a discorrer sobre os projetos apresentados ao CMDCA que foram analisados pela comissão e encaminhados ao plenário do referido conselho. Daí cedeu a palavra para Flávia Reale, que procedeu com a exposição dos principais pontos e exigências do referido edital, Luzitânia Silva, sinalizou que o conselho tem plenos poderes de decisão diante das propostas abonadas pela comissão, já que estas se tratam de políticas públicas na área da infância e juventude, prosseguindo o presidente interino põe o (item I) em votação que é aprovado sem ressalvas. Após aprovação, ficou definido no (item II) que as prioridades sinalizadas pelo CMDCA em caráter de urgência são à construção das sedes próprias da Casa Lar e do Conselho Tutelar. Quanto ao (item III), requere que sua administração esteja na incumbência da Secretaria Municipal de Ação Social - SEMAS. Uma vez que, esta demanda está diretamente ligada à referida secretaria. No (item IV), definiu-se que a instituição executora do projeto, cuja proposta fora selecionada, será conforme consta no edital de chancela, obedecendo às legislações concernentes ao Chamamento Público. Ao verificar a escassez do tempo previsto da reunião o presidente interino retoma a palavra, oferece a palavra ao plenário pra que dela façam uso e percebendo não haver mais nada a se tratar finaliza a reunião pedindo que eu Flávia Reale dos Santos Silva, secretária interina, que lavre a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 22 de agosto de 2016.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ata de Reunião do CMDCA do dia 14.07.16

Ata de reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2016/2018.

Aos quatorze dias do mês de julho de dois mil e dezesseis, realizou-se às oito horas e trinta minutos a reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Ação Social. Estavam presentes além do Presidente, Sr. Anderson Menezes de Sousa, os seguintes conselheiros: Maria Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV), Eliane de Souza dos Santos, representante titular da Secretaria Municipal de Educação, Maria do Amparo Costa dos Santos, representante titular da União de Moradores de Corte de Pedra, Eliane de Oliveira Santana, representante titular da Associação das Doceiras e Artesão do Distrito de Moenda (ADAM), Flávia Reale dos Santos Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Ação Social, Luzitania de Jesus Silva e Israel Alves de Oliveira, respectivamente, representantes titular e suplente da Secretaria Municipal de Saúde e demais participantes: Adelcio Menezes, representante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Naiane Oliveira Souza, representante do Instituto Direito e Cidadania (IDC) e Jocenil Soares Gonçalves, assessora da Secretaria Municipal de Ação Social. O Presidente iniciou a sessão saudando a todos e em seguida procedeu com os agradecimentos pela participação na reunião. Ato contínuo, o Presidente, o Srº. Anderson Menezes de Sousa, fez ciência a todos da pauta do dia:  Deliberação sobre o Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Fundação Itaú Social 2016. Dando seguimento, o Srº. Anderson Menezes de Sousa passou a palavra para Flávia Reale dos Santos Silva, Secretaria deste Conselho, que procedeu com a exposição dos principais pontos e exigências do referido edital, finalizou sua apresentação, manifestando que o Conselho tem plenas condições de apresentar uma proposta, ressaltando que o CMDCA tem um Plano de Ação, um diagnostico situacional elaborado em 2010, revisado em 2015 com o apoio do IDC, pautando a situação da política da infância nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte Cultura e Lazer no Município. Após deliberação, ficou definido a inscrição de uma proposta voltada para a educação da população rural, uma vez que, o município apresenta a maioria da população residindo nesse espaço geográfico e que o CMDCA não possui nenhuma ação desenvolvida para os adolescentes dessas localidades. Deliberou-se ainda, que a Instituição executora, caso a proposta venha ser selecionada pela Fundação Itaú Social, seria escolhida por Edital, procedimento já consolidado nesse Conselho seguindo as recentes legislações concernente ao Chamamento Público. Na sequência, iniciou-se o preenchimento do formulário de inscrição da proposta, estruturada sob o título: Formação de Adolescentes Empreendedores Rurais, com a previsão de beneficiar 120 adolescentes, oferecendo uma formação estruturada sob a Pedagogia da Alternância. Estimou-se o orçamento em R$ 539.444,00 (Quinhentos e trinta e nove mil e quatrocentos e quarenta e quatros reais), exigindo-se uma contrapartida de 2 a 5% da Organização executora, conforme legislação pertinente. Retomando a palavra, o Presidente, afirmou que enviaria ofício ao chefe do executivo para ser inserido o referido valor na Lei do Orçamento Anual (LOA), assim como a inserção da proposta no Plano de Ação e no Plano de Aplicação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves (FMDCA) que estarão sendo elaborados para 2017. Finalizada a elaboração dos instrumentos necessários, delegou-se a Secretária, a junção de todos os documentos para postagem da referida Proposta. Sem mais acrescentar eu Valdeci Marta dos Santos, secretária executiva, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 14 de julho de 2016. 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Ata de Reunião do CMDCA do dia 12.07.16

Ata da Sessão ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2016/2019.


Aos doze dias do mês de julho de dois mil e dezesseis, realizou-se às quatorze horas e trinta minutos a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Ação Social. Estavam presentes além do Presidente, Sr. Anderson Menezes de Sousa e os seguintes conselheiros: Maria Aparecida Gomes Assunção, representante titular da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV), Eliane de Souza dos Santos, representante titular da Secretaria Municipal de Educação, Maria do Amparo Costa dos Santos, representante titular da União de Moradores de Corte de Pedra, Eliane de Oliveira Santana, representante titular da Associação das Doceiras e Artesão do Distrito de Moenda (ADAM), Flávia Reale dos Santos Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Ação Social, Luzitania de Jesus Silva e Israel Alves de Oliveira, respectivamente, representantes titular e suplente da Secretaria Municipal de Saúde e demais participantes: Adelcio Menezes, representante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Naiane Oliveira Souza, Ronivaldo Martins, Mariene Barbosa, Nemeia Aiêixa Cardin, representantes do Instituto Direito e Cidadania (IDC) e Jocenil Soares Gonçalves, assessora da Secretaria Municipal de Ação Social. A Secretaria Executiva, Valdeci Marta dos Santos, iniciou-se a leitura de uma mensagem para reflexão de todos e na sequência passou a palavra para o Presidente, onde o mesmo, saudou a todos, agradecendo pela presença e em seguida socializou a pauta da reunião: Apreciação da minuta do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves, alinhamento/repactuação referente aos Projetos Trilhando Caminhos e Mediação na Escola (IDC); Edital 03.2016 e Edital de Chancela e o que ocorrer. Ato contínuo, tratando-se do primeiro assunto do dia, após intensa discussão referente ao Plano Decenal foi constatado que a minuta disponibilizada pelo Consultor não contempla o processo de discussão e construção do mesmo, assim deliberou-se que seria solicitado a complementação das informações, estabelecendo-se o seguinte roteiro para inclusão: Apresentações do Institucional do CMDCA, histórico/contextualização do processo de construção/elaboração do Plano, Síntese de diagnóstico realizado, Marco conceitual ou contextualizada de todos os planos solicitados pela Promotoria Pública. Dando seguimento a pauta, a palavra foi concedida a Naiane Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educação para Cidadania e os direitos Humanos do IDC que socializou com a plenária a necessidade de realização de repactuações nos cronogramas físicos e financeiros dos Projetos Cultura da Mediação na Escola e Trilhando Caminhos, na oportunidade sinalizou que as alterações não irão impactar negativamente nos resultados pactuados com o CMDCA. Ronivaldo expôs as alterações no orçamento dos referidos projetos, começando pelo Projeto Cultura da Mediação na Escola cujas rubricas alteradas foram: fardamento, serviços gráficos e fase II praticar.  Mariene Barbosa enquanto coordenadora desse projeto apresentou os principais resultados das ações na Escola Professor Edvaldo Machado em seguida exibiu as mudanças no cronograma físico conforme oficio nº48 de 12 julho de 2016. Ato continuo Nemeia Aiêxa, coordenadora do Projeto Trilhando Caminhos apresentou as mudanças no cronograma físico enquanto Ronivaldo socializou as adequações realizadas no orçamento nas rubricas: Fase I - salários, consultoria técnica, consultoria técnica, alimentação em oficina, lanches em oficinas, Fase II - alimentação em oficina, lanches em oficinas, transporte de pessoal, consultoria   conforme oficio nº 47 de 12 de julho de 2016. No ensejo Naiane Oliveira orientou o colegiado sobre a importância de se atentar para os princípios constitucionais no momento de deliberação, mas especificamente tratou do princípio da impessoalidade uma vez que as instituições que estão representadas no conselho, também executam projetos financiados pelo FMDCA, sinalizou que existe uma recomendação para que os membros de entidades se abstenham do voto no momento de deliberarem matérias que sejam de interesse de suas instituições, a mesma recomendação valeria para grau de parentesco a exemplo do Presidente Anderson Meneses que é parente de Adélcio Meneses representante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves/ CFR. O conselho discutiu, informando que esse já é um procedimento realizado pelo CMDCA, porém, não existe nenhum instrumento normativo do colegiado que legitime a prática. O Colegiado decidiu que o tema seria objeto de uma resolução ou conteúdo do Regimento Interno. Após breve questionamentos e elucidação dos mesmos, os conselheiros deliberaram unanimemente favoráveis ao pleito. Na sequência, Jocenil Soares Gonçalves, propôs a emissão do Edital 03.2016 com a finalidade de seleção de Entidade para execução de Formação e Empoeiramento das OSC - Entidades e Associações para fins de estarem documentadas e fortalecidas. Após apresentação, deliberou-se que seria consultada a Procuradoria Jurídica do Município para emissão de parecer considerando a concomitância de termo de convênios assinados recentemente com as Instituições e observância da Resolução Conanda 137/10 para utilização de recursos do FMDCA. Ato continuo, antes da apresentação do Edital de Chancela, os representantes do IDC e CFR-PTN pediu para se retirar da Reunião. Prosseguindo foi apresentado o Edital de Chancela Autorizativa para os conselheiros em que solicitaram que fosse enviado para o e-mail de todos os conselheiros para uma ultima análise e contribuição, deliberaram que após esse momento, e retorno dos conselheiros com a análise concluída, a Secretária Executiva está autorizada a encaminhar para publicação no Diário Oficinal. Do que consta, eu Valdeci Marta dos Santos, conselheira, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais interessados. Presidente Tancredo Neves, Bahia 12 de junho de 2016.